Os elevadores facilitam muito a vida das pessoas. Em prédios mais altos, é simplesmente impossível subir todas as escadas, principalmente se estiver carregando pacotes. Por isso, os elevadores são dispensáveis em prédios, condomínios, empresas e indústrias.
Cada vez mais, estes equipamentos têm se tornado mais eficientes, modernos e econômicos. Até mesmo os modelos mais antigos são revitalizados por empresas especializadas, que deixam o elevador quase como novo. Entretanto, sem a devida manutenção, acidentes graves podem acontecer.
Manutenção de elevadores: absolutamente necessária
O elevador é um dispositivo muito seguro. Pensado para não causar danos físicos aos usuários mesmo em caso de falhas. Entretanto, a falta de manutenções pode machucar pessoas, pois os elevadores se movimentam e são pesados. Imagina como seria perigoso um elevador descendo livremente de portas abertas. O que aconteceria se uma pessoa ficasse presa entre o andar e o elevador? Você sabe.
São muitas as razões para que um elevador venha a causar um acidente. Panes elétricas, defeitos não detectados, problemas estruturais do prédio, entre outros. Mas, sem dúvidas, o maior motivo para os acidentes de elevador é a falta de manutenção.
Tentando economizar, condomínios e empresas não fazem manutenções no elevador, fazendo usuários correrem risco de acidentes, e tendo ainda a possibilidade de ter que gastar mais dinheiro consertando um elevador avariado.
Por isso, existem dois tipos de manutenções possíveis de se fazer no elevador de seu prédio: preventiva e corretiva.
Manutenção preventiva: segue as orientações do fabricante e é realizada na frequência ideal de cada modelo. É feita a verificação de peças com desgaste natural e um check-up geral do elevador, a fim de prever defeitos que podem acontecer e comprometer o funcionamento do equipamento antes mesmo que os problemas ocorram.
Com isso, é possível economizar tempo e dinheiro, fazendo manutenções necessárias com qualidade.
Manutenção corretiva: é o tipo de manutenção que é feita quando realmente dá algum problema. Naturalmente, ela não é programada, e pode ser feita em momentos de urgência ou emergência.
Como os problemas também não escolhem dia e hora para acontecer, você pode ter que chamar uma equipe de suporte de forma emergencial durante um feriado, à noite. Tanto a urgência das manutenções corretivas, como as peças utilizadas tendem a custar muito mais caro do que se feitos em uma manutenção preventiva agendada.
Realizar manutenções preventivas de acordo com a frequência e as orientações do fabricante garantem ainda maior vida útil para os elevadores de seu prédio. Os equipamentos irão dar menos problemas e causar menos “dor de cabeça” para síndicos, proprietários e usuários em geral.
Lembre-se: elevador é praticidade. Mas desconfigurado e avariado, ele pode virar uma arma. Invista em manutenções de qualidade, no tempo certo, do jeito certo. Garanta a segurança dos usuários e proteja seu bolso contra acidentes e contratempos. Faça a reforma de elevadores, modernização ou manutenção regularmente.
Achou esse conteúdo interessante? Nosso blog pode dar muito mais informações relevantes sobre este tema. Não deixe de conferir os nossos conteúdos!