Segurança de elevadores: como utilizá-los, sem correr risco

seguranca-em-elevadores-manutencao-instalacao-em-santos-sp-ra-elevadores

Os elevadores fazem parte da rotina de milhares de pessoas. É muito fácil encontrar algum por aí. Eles estão em prédios, shopping centers, empresas, lojas e academias. Porém, justamente por serem tão comuns que normalmente deixamos de tomar alguns cuidados essenciais na utilização. Por exemplo, você saberia dizer quais são as regras básicas de segurança? E o que fazer em caso de emergência? Não? Então fique atento a essas dicas!

Dicas para utilizá-lo com segurança

Imagine a vida sem o elevador. Como seria subir diariamente dez andares de escada? Faltaria fôlego e energia, não é? E quando tivesse que subir com as compras do supermercado ou então com uma cadeira de rodas? Aí seria quase impossível! A verdade é que eles agilizam e dão praticidade à nossa rotina, seja no trabalho ou em casa.

Porém, muitas vezes, esquecemos que eles sobem bem alto e, por isso, os riscos também são maiores. Mesmo sendo um meio de transporte considerado seguro, é importante não descuidar de algumas regras básicas:

• Antes de entrar no elevador, dê espaço suficiente para que as pessoas possam sair dele;
• Fique atento a quantidade máxima de pessoas permitida em cada elevador. A capacidade varia conforme o tamanho. Nunca exceda o limite. O equipamento ficará sobrecarregado e a chance de haver uma pane é maior;
• Jamais tente evitar que as portas se fechem ou então abri-las com as mãos. Essa atitude pode danificar o aparelho;
• Quando estiver dento do elevador, nunca se apoie nas portas. Além de forçá-las, você poderá se machucar gravemente;
• Evite entrar no elevador se estiver muito molhado;
• Não pule ou balance a cabine, isso aumenta a possibilidade de uma pane;
• Em caso de incêndio, por causa do risco da queda de energia, utilize sempre as escadas;
• Nunca entre em elevadores que estiverem em manutenção.

A atenção deve ser redobrada quando pessoas idosas, crianças e animais forem utilizar o elevador. Por isso, siga essas recomendações:

• Se possível, sempre pegue o animal de estimação no colo. Ou então entre junto com ele. Em alguns casos, o sensor pode não detectar a presença do animal e as portas se fecharem;
• Jamais deixe crianças andarem sozinhas em elevadores, principalmente menores de dez anos;
• Ao utilizar carrinhos de bebês ou cadeiras de rodas, entre com cuidado e sem pressa.

Saiba o que fazer caso o elevador pare

Panes ou mesmo quedas de energia podem fazer com que o elevador simplesmente pare. Nesse caso, o primeiro passo é manter a calma e acalmar as pessoas que estiverem dentro da cabine com você.

Depois disso, acione o botão de emergência e espere. Nesses casos, jamais tente abrir as portas do elevador por conta própria. Assim, você estará colocando a sua vida e a de outras pessoas em risco. A única forma de sair é esperar que um técnico especializado resolva a situação.

Invista em manutenções periódicas

Uma das formas mais eficientes de evitar problemas, é nunca deixar de realizar as ações preventivas. Para isso, entre em contato com empresas de manutenção de elevadores. Somente elas possuem conhecimento especializado para realizar o trabalho, assim como serviços de reformas e modernização nos equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *