Segurança sempre em primeiro lugar. É graças a esse lema e do excelente trabalho de manutenção de elevadores que este é normalmente reconhecido como o meio de transporte mais seguro do mundo. A manutenção regular ajuda a prevenir acidentes, aumentar a vida útil do sistema e ainda economizar dinheiro com possíveis correções e substituições.
Vamos ver então algumas instruções básicas sobre a manutenção de elevadores em empreendimentos comerciais.
A Manutenção Preventiva
Existem três tipos básicos de manutenções que podem ser feitos em praticamente qualquer recurso. A manutenção corretiva é a que deve ser evitada a qualquer custo. Ela consiste em consertar um problema que já existe, ou substituir uma peça danificada. Já a manutenção preditiva consiste em atualizar um equipamento de modo a antecipar uma mudança no seu uso.
Para os elevadores, especialmente em empreendimentos comerciais em que o tráfego é muito maior, é necessário prestar bastante atenção na manutenção preventiva. Esta prática consiste em monitorar periodicamente o estado de conservação e funcionamento do equipamento para garantir que não haja problemas e, caso existam, corrigi-los o mais rápido possível e com o menor custo.
Estas ações evitam o transtorno de elevadores parados. Um equipamento parado, além de causar filas e problemas de fluxo, prejudica outros recursos que teriam sua carga aumentada para suprir a demanda.
Para ter sucesso nisso o ideal é sempre contar com uma empresa de manutenção de elevadores, que vai fazer um acompanhamento periódico com parecer técnico de modo a garantir o funcionamento ideal dos equipamentos.
Lembrando sempre que é fundamental sinalizar claramente qualquer defeito em algum elevador, de modo a garantir ainda mais a segurança.
Preservação dos elevadores
Apesar desta necessidade de acompanhamento profissional existem alguns cuidados que podem ser tomados durante o dia-a-dia. Uma delas é em relação a limpeza.
O principal envolve a escolha de produtos a serem usados durante o processo. Substâncias ácidas e alcalinas podem prejudicar o funcionamento do aparelho e objetos como esponjas e lixas podem danificar a estética. Na maioria dos casos, o ideal é usar um pano com algum produto mais suave para a limpeza dos espelhos e do piso.
A região das portas também merece algumas atenções especiais. Excesso de sujeiras podem comprometer os sensores de presença e de tempo. Além disso, é preciso ficar de olho no acúmulo de resíduos nas soleiras. Ambos os problemas podem causar falhas no fechamento e aberturas das portas, e até mesmo a paralisação total dos elevadores.
Outro aspecto importante é a cultura de manter o ambiente conservado. Especialmente em um empreendimento comercial com muito tráfego, inclusive de visitantes, é bom sempre colocar avisos para proteger o ambiente. Lixo, especialmente líquidos, podem causar danos ao equipamento caso escorram até o poço.
Por fim, uma observação importante é sempre fazer, após qualquer ação de limpeza, a um pequeno teste simples conduzido pelo administrador do prédio de modo a garantir que não houve algum problema.
A manutenção de elevadores é fundamental para garantir a segurança, a economia e a comodidade. Portanto, fique sempre atento a essas dicas e cuide bem do seu equipamento.