Quando se fala em manutenção ou modernização de elevadores em prédios comerciais, a atenção deve ser redobrada, já que o fluxo de usuários normalmente é maior do que em edifícios residenciais.
Como em qualquer equipamento, a manutenção de elevadores preventiva ajuda a prevenir, obviamente, problemas maiores e gastos para o condomínio. Mas se houver necessidade de parar os equipamentos para a modernização dos elevadores em prédios corporativos é importante seguir alguns protocolos.
Em algum momento a modernização de elevadores será necessária
Se os elevadores do edifício comercial são antigos, tanto o maquinário, quanto o visual, é importante pensar na modernização deles. A estimativa é que a cada 15 ou 20 anos, esses equipamentos precisem ser modernizados.
Com o tempo, a tecnologia vai ficando obsoleta e modernizar a máquina pode proporcionar uma redução de até 40% no consumo de energia elétrica, além de acelerar o deslocamento do elevador entre os andares. A modernização de elevadores também vai garantir maior segurança e comodidade aos usuários e, com certeza, valorizará os conjuntos comerciais.
Em alguns casos a modernização (Como saber o momento de realizar a modernização de elevadores?) pode ser feita apenas no visual da cabine, deixando-a mais moderna; em outros casos, será preciso trocar o maquinário todo ou apenas substituir algumas peças. Em qualquer um desses casos, será preciso um planejamento para causar o mínimo de transtornos possíveis aos usuários.
Se houver mais de um elevador no prédio, é claro que a modernização dos elevadores deve ser feita em um de cada vez e, se for possível fazer durante a noite, quando o prédio estiver fechado, melhor ainda.
Ao contrário do conserto de elevadores ou da manutenção corretiva, a modernização de elevadores pode ser programada e, por isso, evitar grandes problemas ao condomínio.
Alguns sinais de que está na hora de fazer a modernização de elevadores
– As trocas de peças são cada vez mais frequentes
– Problemas no deslocamento, como trancos e barulhos
– Constantemente a cabine para desnivelada do pavimento
– O visual já está ultrapassado
A manutenção de elevadores preventiva pode ajudar a adiar a modernização
Por isso, procure orientar os usuários a tomarem alguns cuidados no dia-a-dia:
– Não apressar ou forçar o fechamento/ abertura das portas
– Não acionar vários botões ao mesmo tempo
– Não pular ou fazer movimentos bruscos dentro do elevador
– Não impedir o fechamento das portas, com a mão ou objetos
– Não ultrapassar o peso permitido pelo elevador
– Não fumar no interior do elevador
Procure uma boa empresa de manutenção de elevadores
Os condomínios são obrigados por lei a ter uma empresa que presta serviços de consultoria em elevadores. Procure uma empresa com credibilidade e experiência no mercado, para evitar transtornos e gastos desnecessários.
A RA Consultoria e Assessoria em Transporte Vertical é especialista nesse ramo e dispõe de excelente equipe técnica para identificar as necessidades do seu prédio. Faça um contato e solicite um orçamento sem compromisso.
Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel
Obrigado pelo seu Comentário, Pedro.