Em um mundo cada vez mais tecnológico e com o avanço dos produtos e serviços que tendem a modernizar-se numa velocidade muito grande, é imprescindível que os profissionais e responsáveis por empresas e condomínios tenham conhecimento ou, pelo menos, busquem o auxílio de algum profissional da área.
O papel do síndico tornou-se algo desafiador, pois tem de lidar com diversos fatores que podem consumir um grande tempo e esforço, físico e mental de quem assume tal cargo. Para que consiga desempenhá-lo da melhor forma possível, deve-se entender de legislação, finanças e, pelo menos, um pouco da parte técnica de um condomínio. E é aí que entram os elevadores.
Porém, para isso é necessário ter um conhecimento específico na área, pois os elevadores estão cada vez mais modernos, com sistemas tão complexos que, ao verificar e acompanhar uma manutenção preventiva, sua tecnologia é comparável com a manutenção de um computador.
Além da parte técnica e mecânica do equipamento, é necessário entender se todas as partes estão funcionando em perfeito estado, qual o modelo mais adequado para aquele serviço em específico (para transporte de pessoas ou materiais, no caso da indústria) e até na questão contratual. Tudo isso cai nas mãos e vira responsabilidade do síndico.
Quando um problema nos elevadores aparece, é comum que, ao não possuir um auxílio, várias dúvidas surjam e, na grande maioria das vezes são escassas as informações que solucionem essa falha. Para isso, são contratadas empresas que fazem a manutenção preventiva e os procedimentos necessários ao surgir um defeito.
Mas deixar a mesma empresa que instalou o equipamento, que faz a manutenção mensal preventiva, se autofiscalizar? Pode não ser uma boa ideia. Eis que surge a consultoria em elevadores.
Deve-se ter em mente que, ao contratar um consultor para o equipamento, não quer dizer que exista uma desconfiança em relação à empresa que fez a instalação, mas sim, surge como uma maneira de agregar ainda mais segurança para algo importantíssimo no prédio ou na indústria.
Como funciona a consultoria?
Bom, isso depende de cada empresa, mas, de maneira geral, um contrato de 12 meses é assinado. Com isso, é acordada uma visita mensal ao condomínio ou a outro local que tenha o equipamento instalado. Nessa inspeção, além de verificar as condições em que se encontram o(s) elevador(es), são avaliadas a qualidade da manutenção preventiva e corretiva.
Além disso, caso exista uma irregularidade, o consultor acompanhará a solução dela e emitirá um relatório mensal, documentando tudo o que foi visto e o que deve ou não ser feito.
Outro serviço que pode ser prestado pelo consultor em elevadores é uma avaliação do contrato que foi assinado, podendo orientar o síndico com relação aos termos, garantias e especificações técnicas oferecidas pela empresa que instalou o equipamento.
Ao contratar uma empresa de consultoria, o síndico pode evitar diversos problemas, tanto em questão técnica quanto financeira. Pela sindicância ser uma atividade com muitos detalhes, designar um trabalho técnico para um profissional especializado pode ser crucial para o funcionamento correto de toda a máquina.