Dicas para limpeza, conservação e manutenção de elevadores;

dicas-de-limpeza-e-conservacao-em-elevadores-em-santos-sp-ra-elevadores

Dentro de um condomínio ou estabelecimento, os elevadores fazem parte do que há de mais prático, confortável e acessível no fluxo do dia a dia. Contudo quando não devidamente mantidos no que diz respeito á limpeza, conservação e manutenção, pode ser uma grande dor de cabeça para os síndicos, construtoras e administradoras. Afinal, é mais barato cuidar com zelo, mesmo que seja laborioso, do que ter que gastar com relevantes reparos ou mesmo a compra de um novo equipamento.

Por isso é importante saber algumas dicas de limpeza e pequenos reparos para não ter nenhum contratempo.

1- A primeira dica e a mais importante é colaboração, não adianta nada limpezas e manutenções periódicas se não houver a consciência dos usuários. Seu uso é de responsabilidade de todos a fim de que não haja lixo dentro dele, sobretudo líquidos, pois eles podem causar danos elétricos e eletrônicos, levando riscos aos passageiros.

2- Quando aos resíduos sólidos, atenção aos que caem no espaço de fechamento das portas, porque elas podem não fechar e levar a paralização. Por isso, o uso de aspirador de pó ou um pincel que seja macio e seco ajudam na limpeza.

3- Dicas sobre como limpar o aço inoxidável. Primeiro é sempre diluir o sabão ou detergente em água morna para que se torne o menos agressivo possível ao material. Usar produtos de limpeza próprios para inox também pode ser uma boa saída. E por fim, utilize panos macios como flanelas na hora da secagem, para que não haja manchas.

4- Para evitar arranhões e manchas, tirando o brilho do aço ou danificando o elevador, não use água sanitária, removedores de tinta, buchas, lixas, esponjas ásperas e palha de aço;

5- Na limpeza de vidros e espelhos é aconselhável o uso de produtos próprios para eles. Nunca o aplique direto no espelho ou vidro e sempre seque as bordas do espelho para que não haja acúmulo de produtor. Use panos secos e macios na limpeza.

6- Para a higienização de botões, luminárias e indicadores é preferível usar pano levemente umedecido em água com sabão neutro. Entretanto, antes de iniciar a limpeza faz se importante entrar em contato com a empresa de reparos de elevador para orientações a respeito de possíveis acionamentos indevidos.

7- Quanto ao granito de entrada dos elevadores, misture um pouco de detergente neutro com água morna e passe com uma esponja ou pano macio. Não use produtos oleosos, água sanitária ou qualquer tipo de produto químico nele.

8- Também é importante ter cuidado com a casa de máquinas, que precisa ser limpa, ventilada e bem iluminada. Assim, quando for necessário, os técnicos da empresa de manutenção possam trabalhar a qualquer hora. Não armazene nenhum material na casa de máquinas, que não tenha a ver com os elevadores e verifique constantemente se não há qualquer infiltração proveniente de chuvas ou de outras fontes.

9- Se for possível para o condomínio, o investimento na compra de tapetes para finalidade de limpeza dos pés nas entradas dos elevadores ajuda na manutenção e conservação da limpeza, economizando assim no tempo dos funcionários;

10- Por fim, qualquer problema de reparo ou manutenção, não tente resolver por mais que pareça simples. O condomínio tem empresa responsável para fazer este serviço, com profissionais experientes e capazes para a resolução.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *