Diferenças entre assessoria e consultoria em elevadores. Veja qual se encaixa melhor em seu condomínio!

interna-manutencao-de-elevadores-em-santos-sp-ra-assessoria-e-consultoria-em-elevadores-4

O elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo. Muito disso por conta do trabalho de segurança e manutenção desses equipamentos, que mantém o seu funcionamento nas melhores condições. Mas o que é o melhor para o seu condomínio? A assessoria ou consultoria em elevadores? Vamos ver as diferenças e entender qual é o ideal para você.

Assessoria e Consultoria

A assessoria em elevadores funciona de maneira parecida com uma assistência técnica especializada, porém, ela acompanha todo o processo, desde antes da sua instalação, até o processo de manutenção. Esse tipo de serviço coloca a mão na massa. O assessor ajudará na instalação e fará visitas periódicas de modo a assegurar o funcionamento do equipamento, além de auxiliar na reforma de elevadores, caso necessário. O assessor, além disso, vai ajudar na redução de custos, pois ele verifica a eficácia do trabalho, além de dar a garantia do comprimento do contrato e do uso ideal das peças.

Já o consultor irá apenas prestar um espécie de aconselhamento para resolver determinados problemas ou prover opções para ajudar na modernização dos elevadores. Normalmente, o consultor não resolve o problema de maneira prática.

Quando contratar cada um?

É importante saber o momento de empregar cada um dos serviços. Empresas de manutenção de elevadores geralmente possuem ambas as funções, e seu uso está a cargo do síndico ou do administrador.

O assessor geralmente é o ideal quando é necessário fazer alguma modificação mecânica nos elevadores. Se existe um problema, ou uma modificação que já é sabida, o assessor irá ajudar a colocá-la em prática. Por exemplo, como a segurança de elevadores é muito importante, é interessante sempre ter um assessor de prontidão, pois com o parecer técnico ele é capaz de detectar problemas e corrigi-los mais facilmente.

Já o consultor, apenas analisa o equipamento e sugere opções. Ele tem conhecimento do mercado e do ambiente e é capaz, por exemplo, de dar sugestões sobre como tornar o equipamento mais moderno, ou pode também apontar um novo modelo que pode ser adotado. Esse profissional normalmente irá fazer um diagnóstico, de possíveis problemas ou melhorias.

Dois exemplos de quando solicitar um assessor é no momento da instalação dos elevadores e durante a sua manutenção. Como esse tipo de profissional irá colocar a mão na massa ele pode ajudar, por exemplo, na limpeza do pós-obra e na preparação para o serviço necessário. Ele também pode garantir a adequação das normas.

Já o consultor pode, por exemplo, fazer uma visita e determinar as melhores opções para fazer uma atualização tecnológica do equipamento, promovendo uma modernização e uma melhoria da performance. O profissional vai emitir um laudo, com as sugestões e soluções para possíveis problemas.

Empresas de elevadores prestam ambos os tipos de serviços. O uso de uma parceira independente, que vai colocar os seus interesses em primeiro lugar é fundamental para ter o melhor resultado. Cabe a você, escolher uma de confiança e qualidade para prestar o melhor serviço e, por consequência, trazer mais segurança e tranquilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *