Entenda como o uso indevido das escadas rolantes podem acarretar acidentes

uso-indevido-e-falta-manutencao-acarretam-acidentes-ra-elevadores

Para facilitar a vida dos usuários, a tecnologia possibilitou, principalmente no último século, o deslocamento mais confortável e seguro em ambientes internos. Entre os principais elementos que surgiram como uma ótima novidade foram as escadas rolantes: elas possibilitam que as pessoas troquem de andares sem a necessidade de subir degrau a degrau.

Contudo, o uso indevido, a falta ou a manutenção da escada rolante, realizada de maneira imprópria pode causar sérios acidentes, alguns com risco a vida. Por isso, trouxemos as principais dicas para você utilizar estas ferramentas de locomoção da maneira mais segura possível.

Acima de qualquer sugestão, a primeira e mais importante é: olhe atentamente as indicações de segurança que a própria escada rolante apresenta. Com o conhecimento sobre onde você está pisando, qualquer tipo de acidente pode ser evitado.

Cuidados com as roupas e calçados

O principal acidente que ocorre nas escadas rolantes são partes das roupas ou dos calçados, principalmente cadarços desamarrados, que ficam presos entre os degraus e a parte fixa da escada. Como elas contém algumas brechas, é importante ficar com os pés no meio do degrau e evitando ficar próximo as laterais, que podem puxar um pedaço de tecido.

Tenha atenção especial com as crianças nas escadas rolantes

O maior grupo de risco em acidentes de escadas rolantes são as crianças. Naturalmente curiosas e ativas, elas entendem esse transporte como um brinquedo (quem subiu ou desceu em alguma escada rolante quando era criança entende o que estamos falando). Principalmente para menores de 12 anos é necessário que os pais ou responsáveis deem a mão para a criança e não deixem ela utilizar o local como um brinquedo, evitando acidentes.

Quedas podem ser muito perigosas

Outro acidente comum é a queda das escadas rolantes. São vários motivos: não pisar de forma firme no degrau, tentar subir ou descer com pressa, não utilizar o corrimão para se segurar são as principais formas de causar um acidente. Há, também, aqueles que se penduram nos corrimões. Isto, além da possibilidade de prender uma peça da roupa, poderá causar uma queda com sérios ferimentos ao usuário.

Atenção para a faixa amarela

Este é um erro que as pessoas cometem em qualquer lugar. A faixa amarela representa o nível máximo que o usuário poderá chegar de determinado degrau no momento de colocar seu pé. Ela não está lá de enfeite: serve justamente para mostrar o limite que pode ser utilizado esse meio de locomoção. Para evitar o acidente, nunca pise além da faixa amarela.

Outros erros comuns na escada rolante

Há alguns acidentes que também podem acontecer e é imprescindível que você evite-os. Animais, apenas no colo. Nunca utilize carrinhos de bebê ou cadeira de rodas. Nunca sente, evitando que as roupas fiquem presas na estrutura.

Por fim, reiteramos: cuidado redobrado com o corrimão e crianças, os principais motivos de acidentes em todo o mundo.

Seja consciente e evite problemas

Com o uso consciente da escada rolante, você poderá desfrutar da melhor forma possível seu passeio. É importante seguir todos os passos acima para evitar que contratempos surjam justamente nos nossos momentos de descontração. Entenda: o mau uso da escada rolante pode causar ferimentos e até a morte.

Por isso, proteja-se e cuide das crianças.
O local portador da escada rolante também deverá cumprir com suas obrigações
É importante ressaltar que junto aos cuidados dos próprios usuários, na utilização das escadas rolantes, é necessário que o local responsável pelo funcionamento das mesmas, mantenha o transporte com a manutenção em dia, e que as esteiras e/ou escadas rolantes atendam aos requisitos e normas de segurança.

Empresas especializadas em assessoria, consultoria, vistoria e acompanhamento de manutenção de esteiras e escadas rolantes, contribuem para que um serviço de qualidade seja realizado, reduzindo custos e evitando acidentes graves, fatores que podem prejudicar a imagem do seu estabelecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *