Sinais de segurança de elevadores que você pode observar, mesmo não sendo expert no assunto

sinais-de-seguranca-elevador-assessoria-consultoria-elevadores-em-santos-ra-elevadores

Os elevadores são meios de transporte verticais fantásticos. Apenas atrás dos aviões em questão de segurança, eles facilitaram a vida de milhões de pessoas que não precisam mais realizar o difícil trabalho de subir muitos jogos de escadas quando há vários andares. Para que o elevador funcione de forma correta, a manutenção preventiva e corretiva com auditorias e vistorias cotidianas, deve ser realizada, permitindo que o transporte seja mais seguro. Isso também é uma maneira de reduzir custos ao edifício.

O que muitos administradores de condomínios, construtores e síndicos não sabem é que há sinais que indicam problema de segurança nos elevadores. Isso permite que você contate a empresa responsável pela consultoria, assessoria, vistoria e/ou que acompanha os elevadores de seu condomínio, assim que notar qualquer coisa fora do normal – ou a partir de relatos dos usuários, que podem te ajudar nessa empreitada.

Abaixo, mostraremos dicas para verificar se elevadores estão funcionando corretamente.

1- Portas abertas sem a presença do elevador:

Identificar se o elevador está fazendo sua função sem maiores problemas é possível por qualquer observador. O principal problema fica por conta de portas que se abrem automaticamente mesmo o elevador não estando lá. Isso pode causar acidentes fatais, por isso é necessário sempre saber se isso está ou não ocorrendo no seu edifício.

2- Elevador parado desalinhado com o solo

Outro ponto que mostra algum tipo de defeito é quando o elevador para mais de três centímetros do solo. Isto pode ser um erro de regulagem e calibragem, podendo ser resolvido apenas por técnicos especializados no assunto.

3- Trancos no elevador

Há ainda os famosos ‘trancos’: se, no momento em que o elevador for se movimentar, houver algum tipo de solavanco, indica que existe um problema, corriqueiramente nos cabos de sustentação. Não deve haver vão entre as portas quando o transporte vertical se movimentar; qualquer espaço maior que um centímetro é um problema grave no seu sistema.

4- Elevador parado entre dois andares

Situações como as fiações expostas, quedas repentinas de energia dentro do elevador ou a parada entre dois andares, podem demonstrar que o defeito é no circuito elétrico do transporte. Para isso, nada de resolver sozinho: mais uma vez, contate empresas especializadas em manutenção de elevadores para lidar com o problema. Relembremos que, como não somos experts no assunto, qualquer manutenção no elevador realizada por conta própria pode colocar os usuários mais em risco ainda.

5- Outros sinais a serem verificados, fique atento!

Nunca dê acesso a qualquer pessoa não autorizada na casa de máquinas, poços ou qualquer parte externa do elevador. Isto pode gerar problemas no seu funcionamento e colocar a própria pessoa em risco. Poças de óleo ou vazamentos na central de controle dos elevadores também são sinais de que é preciso contatar empresas de manutenção de elevadores. Qualquer característica que fuja do procedimento padrão deverá ser observada pelo síndico ou administrador, que recorrerá dos recursos necessários para seu reparo e/ou manutenção no elevador.

Não dê espaço para o azar!

Por isso, é importante que o responsável pelo condomínio ou edifício tenha todos os relatórios de vistoria atualizados por empresas especializadas em elevadores, para evitar problemas futuros. Avise aos moradores ou usuários do empreendimento, que deverão lhe comunicar sempre que houver qualquer coisa que saia do comum. Trepidações, barulhos, desnivelamento, mal funcionamento dos componentes, vazamentos, interrupções, entre tantos outros fatores são indícios de que a segurança do elevador precisa ser redobrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *