Os transportes verticais fazem com que a dinâmica de deslocamento em determinado edifício seja mais ágil, confortável e segura para os usuários. Para que isso seja maximizado, as administradoras de condomínios, construtoras, síndicos ou síndicos profissionais devem fazer vistorias em elevadores cotidianas para aumentar a eficiência operacional do elevador. Esse tipo de serviço realizado por empresas especializadas em elevadores, que contam com assessoria, consultoria e auditoria, permite maior segurança e economia, pois é uma maneira de aumentar o tempo de vida útil do elevador.
Como uma vistoria ajuda na eficiência operacional do elevador do meu prédio?
Bom, primeiro temos que frisar que esse tipo de visita por uma consultoria em elevador especializada é obrigatória em todo o território nacional, pois há normas e leis que deverão ser cumpridas pelos elevadores. Este já é um grande ponto: sem seguir o que é estabelecido pela justiça, o transporte pode ser interditado, não gerando nenhuma eficiência operacional, apenas prejuízo – o equipamento parado por muito tempo pode ficar inoperante, sendo necessária sua troca.
Efetivamente, a vistoria vai analisar o que deverá ser trocado ou se será necessária a modernização no elevador, bem como está sendo feito seu uso.
Fique atento!
Segundo especialistas, uma boa vistoria em elevador não dura menos de duas horas, pois é necessário ver toda a situação – do poço ao bloco de sustentação no topo. Com uma análise minuciosa da empresa especializada, é possível ver se há necessidade de trocar algum componente – sejam eles os cabos de sustentação ou até mesmo a parte elétrica, como os botões que levarão aos andares.
A modernização de elevadores ajuda a aumentar a eficácia operacional
Outro ponto é a modernização de elevadores. Esta é uma vantagem que construtoras, administradoras de condomínios e síndicos já estão percebendo: a vistoria bem realizada aponta quais tecnologias podem ser utilizadas para melhorar sua eficácia. Por exemplo, seu elevador poderá ser mais rápido ou suportar um peso maior; terá um tempo de resposta para os comandos, como a entrada e saída de pessoas, de forma inteligente; e até mesmo dará uma sensação menos ‘claustrofóbica’ naqueles que tem medo de utilizar esse transporte.
Esta eficácia operacional poderá ser ainda mais acentuada nas empresas que necessitam da utilização dos elevadores o tempo todo. Isto porque, diferente de prédios residenciais, os edifícios comerciais compreendem um fluxo muito maior de pessoas, necessitando de agilidade e qualidade no processo de transportar pessoas entre os andares. A vistoria não só aponta o que pode ser melhorado, como também realiza uma análise minuciosa no elevador, em cada característica – tornando-o, apenas atrás do avião, o segundo meio de transporte mais seguro que conhecemos.
Meu prédio é residencial, preciso de uma vistoria minuciosa ?
É claro que os edifícios residenciais também precisam de agilidade, mas sobretudo segurança. Isto porque as pessoas usarão os elevadores das suas casas e exigirão que eles estejam de acordo com as normas, preservando a segurança própria e da família. Isto sem contar no contratempo que gera um elevador interditado por não seguir o estabelecido por lei – poderá até desvalorizar os imóveis do local se incorrer deste tipo de má administração.
Não perca mais tempo para valorizar seu imóvel e reduzir custos no condomínio!
Conhecendo as vantagens de uma vistoria regular, não perca tempo e aumente a eficiência operacional do seu edifício, seja residencial, comercial ou industrial. Além da segurança, item mais importante de qualquer transporte, é também uma forma de gastar menos e dar mais opções aos seus usuários.
Com empresas especializadas em vistoria de elevadores, os processos são mais automatizados e sua preocupação (sendo administrador de condomínio, síndico ou construtor) fica cada vez menor.