Uma das metodologias mais utilizadas para medir a quantidade de quebras dos equipamentos mecânicos ou eletromecânicos é o MTBC (Mean Time Between Calls), nada mais é do que a média de tempo entre os relatos de falhas. Fique atento para o seu que deve ser o mais lato possível.
As falhas mais comuns nos elevadores elétricos de passageiros estão nos componentes de movimento das portas de cabina e portas de pavimento.
A segurança contra queda livre de elevadores é composta pelo conjunto limitador de velocidade e freio de segurança que deve ser submetido à manutenção e testes periódicos estipulados por norma.
As escadas e esteiras rolantes são equipamentos que precisam de manutenção específica qualificada. Possuem contatos de monitoramento e segurança diversos e merecem atenção especial. O usuário deve obedecer aos avisos de utilização evitando o mau uso.
A atualização tecnológica pode ser indicada para a diminuição de falhas em equipamentos antigos. Uma consultoria adequada traz maior segurança ao optar pela melhor proposta de modernização.
A participação da consultoria em elevadores para adequação de projetos, o acompanhamento dos contratos, dos serviços de montagem e da entrega dos equipamentos de novas instalações e modernizações em elevadores vem ganhando maior evidência à medida que os gestores buscam maior retorno em suas obras.