DICAS

Diversos assuntos para você.

Uma das metodologias mais utilizadas para medir a quantidade de quebras dos equipamentos mecânicos ou eletromecânicos é o MTBC (Mean Time Between Calls), nada mais é do que a média de tempo entre os relatos de falhas. Fique atento para o seu que deve ser o mais lato possível.

As falhas mais comuns nos elevadores elétricos de passageiros estão nos componentes de movimento das portas de cabina e portas de pavimento.

A segurança contra queda livre de elevadores é composta pelo conjunto limitador de velocidade e freio de segurança que deve ser submetido à manutenção e testes periódicos estipulados por norma.

As escadas e esteiras rolantes são equipamentos que precisam de manutenção específica qualificada. Possuem contatos de monitoramento e segurança diversos e merecem atenção especial. O usuário deve obedecer aos avisos de utilização evitando o mau uso.

A atualização tecnológica pode ser indicada para a diminuição de falhas em equipamentos antigos. Uma consultoria adequada traz maior segurança ao optar pela melhor proposta de modernização.

A participação da consultoria em elevadores para adequação de projetos, o acompanhamento dos contratos, dos serviços de montagem e da entrega dos equipamentos de novas instalações e modernizações em elevadores vem ganhando maior evidência à medida que os gestores buscam maior retorno em suas obras.



Algumas Normas aplicáveis para Elevadores, Escadas e Esteiras Rolantes


  • NBR NM 313 : 07/2007 – Elevadores de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação - Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência;
  • NBR NM 267 : 07/2002 – Elevadores hidráulicos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação;
  • NBR NM 207: 11/1999 – Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação;
  • NBR 5665: 04/1983 – CÁLCULO DE TRÁFEGO DOS ELEVADORES;
  • NBR 16042: 04/2012 - Elevadores elétricos de passageiros — Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas;
  • NBR 10147; 07/2016 – Escadas Rolantes e esteiras rolantes – inspeção e ensaios de aceitação, periódicos e de rotina;
  • NM 195:1999 - Escadas rolantes e esteiras rolantes Requisitos de segurança para construção e instalação;
  • Lei Municipal 333 / 99 (santos/sp) estabelece uma série de providências em termos de segurança de elevadores que devem ser cumpridas por empresas habilitadas em instalação e manutenção.